×

Alerta

Falha ao carregar ficheiro XML
 
O Projeto “Leitura(s) para todos – Li e gostei” está de volta!
 
 
O Detetive Esqueleto – os Sem Rosto
 
Quando tudo estava de novo em paz, uma série de estranhos homicídios acontece. Além disso, os Sem Rosto estão de volta para tentarem, uma vez mais, acabar com o mundo.
Só que a destemida dupla de detetives Skul e Valkyrie vai investigar o que está por trás destas inesperadas mortes. Será que vão conseguir impedir o fim do mundo?
in portoeditora.pt (com adaptações)
 
Li e Gostei! - O Detetive Esqueleto
 
 
 
 
Edições anteriores
 
Li e Gostei! - Fatherland
Li e Gostei! - O que ela deixou
 
 
 
Nem a pandemia nem todos os constrangimentos decorrentes desvaneceram a vontade dos nossos alunos de se envolverem em aventuras nos mundos da leitura e da escrita. Respondendo ao desafio proposto pela Editorial Caminho, alguns alunos participaram no “Concurso Uma Aventura… Literária 2021”, fazendo parte dos 11.621  participantes de todas as regiões do país.
 
É com imensa alegria que vimos partilhar os resultados obtidos pelos nossos alunos, salientando que todos se destacaram numa modalidade exigente, a crítica literária, uma competência essencial na sociedade do conhecimento.
 
Concurso “Uma Aventura… Literária 2021” –  Alunos premiados
 
2.º Ciclo
 
Prémios Especiais do Júri - Crítica
Letícia Silva, 5.º A 
Escola  Básica de Lamego – Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego
 
Modalidade - Crítica
1.º Prémio 
Inês Lourenço, 5.ºD
Escola Básica de Lamego – Agrupamento Escolas Latino Coelho, Lamego 
 
2.º Prémio ex-aequo 
Margarida Sabença,  5.ºD
Escola Básica de Lamego – Agrupamento Escolas Latino Coelho, Lamego 
 
3.º Ciclo
 
Modalidade - Crítica
2.º Prémio ex-aequo
José Silva, 7.ºB                           
Escola Básica de Lamego – Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego
 
 
 
 

A Semana da Leitura deste ano decorreu entre os dias 19 e 23 de abril.

Integrado no programa de português, como elaborar uma notícia, alguns alunos escreveram as seguintes notícias.

Foi entre os dias 19 e 23 de abril de 2021 que decorreu a Semana da Leitura no Agrupamento de Escolas Latino Coelho, assinalada com várias atividades, entre elas: “O livro da minha vida”.
“O livro da minha vida” foi uma iniciativa da Rede de Bibliotecas de Lamego destinada aos pais dos alunos, tendo estes sido convidados a gravar um pequeno vídeo dando um testemunho do livro da sua vida e porquê.
Estes vídeos foram compartilhados nas páginas do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, da Rede das Bibliotecas de Lamego e da Câmara Municipal de Lamego, podendo assim ser visionados pela comunidade escolar.
Diogo Morgado, 5.ºD
 
“O Livro da minha vida” foi uma atividade proposta pela Rede de Bibliotecas de Lamego aos encarregados de educação de alunos de várias turmas, com o objetivo de partilharem o livro que mais gostaram de ler e porquê.
Os encarregados de educação tinham de gravar um vídeo ou áudio com alguma informação e opinião sobre o livro escolhido, num espaço de, aproximadamente, dois minutos. A participação não era obrigatória, pois havia pais de alunos que não tinham disponibilidade.
Havia cerca de uma semana para realizar, gravar e enviar. Antes de se falar sobre o livro poderia ser escrito um texto que servia de guia para a apresentação do mesmo.
Depois de realizada toda a atividade, as participações foram colocadas nas redes sociais do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, da Rede de Bibliotecas de Lamego e da Câmara Municipal de Lamego
Diogo Gonçalves, 5.ºD
 
No dia 21 de abril de 2021, pelas 10:30, dois alunos da turma 5.ºD foram partilhar leituras sobre dois livros do autor Luís Sepúlveda, no âmbito das atividades da Semana da Leitura, dinamizada pelas bibliotecas do Agrupamento de Escolas Latino Coelho.
Esta atividade foi realizada pelos alunos Inês Lourenço e Gabriel Magalhães em 2 salas, 21 e 5, para as turmas 5.º C e 5.ºE, sendo apresentados os livros “A história de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar” e “A história de um gato e de um rato que se tornaram amigos”, de Luís Sepúlveda, o escritor homenageado durante a Semana da Leitura, no Agrupamento de Escolas Latino Coelho, Lamego.
As opiniões dos alunos das turmas visitadas foram bastante positivas, tendo expressado que gostariam de ler os livros apresentados e outros do mesmo autor.
Inês Lourenço, 5.ºD
 
Obrigado por partilharem estas notícias e agurardamos a partilha de mais.

No passado dia 9 de maio decorreu, a partir de Lamego, o 1º Encontro Pedagógico no Ensino à Distância.

Eis a nota que nos chegou sobre o referido encontro, aqui.

 

Também os professores de Espanhol, a nível nacional, têm reunido regularmente, desde o passado dia 4 de abril, por forma a analisarem as melhores estratégias a usar no Ensino à Distância

Informação adicional sobre estes encontros, aqui.

 

O Projeto “Leitura(s) para todos – Li e gostei” está de volta! Sempre renovado e cada vez mais abrangente. Este ano, temos uma novidade deslumbrante! Quer saber? Vamos contar!
Nesta edição, as quatro línguas juntam-se e os textos de apreciação de livros, produzidos em português, vão ser traduzidos em espanhol, francês e inglês por alunos que frequentam estas disciplinas, sob a orientação dos seus professores. Não é extraordinário? Para além da fantástica equipa de ilustradores que tanto enriquece este projeto, agora, junta-se a ele uma prometedora equipa de tradutores. E é neste espírito colaborativo e no prazer de trabalhar em equipa que o trabalho se vai tornando cada vez mais rico e estimulante.
 
Leandro, Rei da Helíria
 
Escrita por Alice Vieira a partir da história tradicional da princesa que comparou o seu amor pelo pai à necessidade que a comida tem do sal, esta peça vai muito além da narrativa que lhe deu origem, quer pela presença de temas como os deveres e a atuação de quem tem poder, quer pela inclusão de personagens marcantes, ou pelas suas qualidades ou pelos defeitos, quer ainda por causa dos inesquecíveis momentos cómicos.
 
Li e Gostei! - Leandro, Rei da Helíria
 
Edições Anteriores
 
Li e Gostei! - O Cavaleiro da Dinamarca
Li e Gostei! - A  Abóbada
Li e Gostei! - O Principezinho
Li e Gostei! - Robinson Crusoé