Tobias e o Anjo

É um livro que nos faz refletir sobre as relações familiares, o impacto que elas podem ter nas crianças, o papel da escola, a importância da comunicação, o poder das palavras… Conta-nos a história de uma menina que morava com seus pais num grande prédio nos arredores de uma cidade. Não tinha irmãos e os seus pais estavam sempre ocupados a discutir um com o outro. As contínuas discussões dos pais eram formadas por “palavras-térmitas”, “palavras-aranhas”, palavras-escorpiões”… As palavras da escola eram “palavras-confusão”, pois não respondiam a nenhuma das perguntas que enchiam a sua cabeça. Por sorte, tinha o avô. Mas um dia o avô desapareceu e a menina saiu de casa…
O que lhe teria acontecido? Como teriam reagido os pais? Quem seria Tobias? E o Anjo?
Leiam este livro e descubram as respostas.

Li e Gostei! - Tobias e o Anjo

 

Edições Anteriores
 

Li e Gostei! - O Homem da Nuvem Escura

Li e Gostei! - Histórias e Lendas da Europa

Li e Gostei! - O Menino-Estrela

Li e Gostei! - Sempre do teu lado

Li e Gostei! - A Farsa de Inês Pereira

Li e Gostei! - Nelson Mandela

Li e Gostei! - Pardinhas

Li e Gostei! - O rapaz que contava histórias

Li e Gostei! - O Sermão de Santo António

Li e Gostei! - O Beijo da Palavrinha

Li e Gostei! - Frei Luis de Sousa

Li e Gostei! - Zara e Pirata dos Açores

Li e Gostei! - A Ilha do Tesouro

Li e Gostei! - Isto não é lixo?

Li e Gostei! - Amor de Perdição

Li e Gostei! - Uma pequenina luz

  

A Semana da Leitura, assinalada na passada semana, culminou com o lançamento da segunda edição do livro "Leitura(s) para todos. Li e Gostei!", com textos e ilustrações da autoria dos nossos alunos, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lamego.
Projeto iniciado em 2015/2016, vai presentemente na sua 4ª edição, embora a presente publicação diga respeito à 2ª edição, ou seja, a que foi desenvolvida no ano letivo 2016/2017. Nesta edição tivemos a participação de alunos de três níveis de ensino, 2º e 3º ciclo e secundário. As leituras e escrita foram efetuadas por alunos do 2.º, 3.º ciclo e secundário, enquanto os responsáveis por darem cor às palavras, criando as ilustrações que acompanham os textos, foram os alunos do 12º ano de Artes Visuais, os primeiros sob a coordenação das Professoras Lídia Valadares e Margarida Dias e os restantes sob a coordenação da Professora Cláudia Amaro.

     

O envolvimento dos Pais e Encarregados de Educação foi excelente, apoiando os filhos a se exprimirem de uma forma diferente, com a certeza de que a leitura, a escrita e a arte são fundamentais para o seu desenvolvimento/crescimento.
Durante a sessão de lançamento, além das palavras formais de cada um dos responsáveis e intervenientes no projeto e dos responsáveis autárquicos, tivemos momentos musicais protagonizados por alunas da Latino Coelho e leituras de trechos do livro, efetuadas pelos próprios autores.

     

A todos, os nossos parabéns! Muito Obrigado!

Para aceder a todas as fotos, aqui

 

Na certeza da mais valia desta sensibilização, convidamos todos os Pais e Encarregados de Educação a estarem presentes.

As inscrições para esta ação podem ser realizadas nas Escolas do Agrupamento

O Instituto Valenciano Luís Vives acolheu, durante a última semana de Novembro passado, a visita de treze jovens estudantes lamecences, no âmbito da primeira mobilidade do programa Erasmus+, subordinado ao título “¡Mujeres y Niñas en Ciencia, por supuesto!”.
Com incidência nuclear no despertar de sensibilidades, vocações ou talentos femininos para a ciência e tecnologia, este projeto, adicionalmente, pretende sensibilizar para a inclusão social; contribuir para o desenvolvimento de uma aprendizagem de qualidade ao longo da vida; para o reforço da realização pessoal, da coesão social, da cidadania ativa e da cidadania europeia; promover a criatividade e a competitividade; promover a aprendizagem e a diversidade das línguas; dar a conhecer novas técnicas e práticas nas instrumentalizações pedagógicas; explorar resultados, produtos e processos inovadores.
Este específico projeto, que tem por base o espanhol como língua de trabalho e de comunicação, é sustentado na interação estratégica para a educação de três conceituadas escolas do espaço comunitário: O Instituto Luis Vives de Valencia (Espanha), palco recetor deste intercâmbio e que integrou uma turma do ensino básico; O Agrupamento de escolas de Latino Coelho de Lamego (Portugal), que fez deslocar àquela cidade alunos selecionados de três turmas do sétimo ano (E, F e G), acompanhados por três professores - Isabel Cabo; Luís Sarmento e Fernando Cameira - e o Liceu Estatal Marconi de Pescara (Itália) que participou com um grupo de alunos do ensino secundário.

A sessão de apresentação do livro O Segredo das Estrelas – Um conto de Natal, terá lugar no dia 11 de dezembro, pelas 9h30m, no auditório do CEL.