×

Alerta

Falha ao carregar ficheiro XML

Caros Pais/Encarregados de Educação,

Temos conhecimento que, muitos dos nossos alunos, ainda não têm a totalidade dos respetivos manuais escolares, pois a entidade responsável pela emissão dos vouchers (IGEFE - Manuais Escolares), não procede à emissão dos mesmos.

Temos, de forma continuada, nesta última semana efetuamos três contactos, notificado a respetiva entidade e responsabilizando-a por esta situação. Ao mesmo tempo, temos pedido a máxima compreensão do corpo docente do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, para esta situação, pois os alunos e respetivas famílias, não podem ser responsabilizados por esta falta de manuais.

Pedimos aos Pais/Encarregados de Educação que, caso tenham algum educando sem manuais por falta de emissão de vouchres, nos façam chegar essa informação pelo mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Continuaremos a acompanhar a situção, esperando desenvolvimentos positivos nos próximos dias.

A Direção da APEEALC

Caros Pais e Encarregados de Educação,

 

Segundo o Orçamento de Estado para 2019, no ano letivo 2019/2020 é alargado o regime de gratuitidade dos manuais a todos os alunos que frequentam a escolaridade obrigatória no sistema público.

Para beneficiar da entrega gratuita de manuais escolares os Pais/Encarregados de Educação terão de registar-se na plataforma www.manuaisescolares.pt.
No primeiro acesso será pedida a confirmação do seu número de contribuinte (NIF), sendo obrigatório os Pais/Encarregados de Educação terem consigo os seus dados de acessos ao Portal das Finanças para que seja efetuada a validação. Recordamos que o NIF do Pai/Encarregado de Educação que está a aceder tem de ser o mesmo que foi identificado na escola como tal.

 

Consoante o ano de escolaridade que o seu filho vai frequentar, poderá aceder à plataforma a partir do dia 9 de julho ou 1 de agosto.

No dia 18 de junho foi publicado em Diário da República o Despacho n.º 5754-A/2019, que aprova o calendário escolar e o calendário de provas e exames, para o ano letivo 2019/2020.
 
"O calendário de atividades educativas e escolares constitui um elemento indispensável à organização e planificação do ano escolar por cada unidade orgânica que integra o sistema educativo, de forma a possibilitar o desenvolvimento dos projetos educativos e a execução dos planos anuais de atividades, conciliando também o desenvolvimento do currículo com o interesse das crianças e dos alunos, bem como com a organização da sua vida familiar." in Despacho n.º 5754-A/2019, de 18 de junho.

Dentro da autonomia de cada Agrupamento, a Direção pode optar por organizar o calendário escolar em semestres. O que apresentamos é o calendário publicado para trimestres.
 
Calendário das atividades educativas e letivas:
 
1º Período - Início entre 10 e 13 de setembro de 2019; Termo a 17 de dezembro de 2019
 
2º Período - Início a 6 de janeiro de 2020; Termo a 27 de março de 2020
 
3º Período - Início a 14 de abril de 2020; Termo a 4 de junho de 2020 (9º, 11º e 12º), 9 de junho de 2020 para os 5º, 6º, 7º, 8º e 10º anos e 19 de junho de 2020 para o pré-escolar e 1º ciclo
 
- Interrupção das atividades no Carnaval entre 24 e 26 de fevereiro de 2020, inclusive

A Associação de Pais recebeu esta informação da Direção do Agrupamento.

Informam-se todos os Pais e Encarregados de Educação que decorre, até 28 de junho, o circuito de recolha dos manuais escolares atribuídos no âmbito do programa MEGA - Manuais Escolares Gratuitos e da Ação Social Escolar.

Neste sentido, pede-se a todos os Pais e Encarregados de Educação que entreguem, nas condições de reutilização, os manuais escolares recebidos, na biblioteca da Escola Secundária de Latino Coelho, Lamego, de acordo com o calendário indicado.
Mais se informa que só os Pais e Encarregados de Educação que devolvam os manuais poderão receber gratuitamente os manuais escolares para 2019/2020.

Calendário disponível aqui

Caros Pais e Encarregados de Educação,

Reproduzimos, abaixo, o conteúdo do e-mail recebido da Sr.ª Vereadora da Cultura e Educação da Câmara de Lamego, Dr.ª Ana Catarina Rocha.

 

"As crianças das nossas escolas deram, na passada sexta-feira, um exemplo excelente daquilo que pretendemos para a sua Educação. Que ela siga de mãos dadas com a Cultura. Neste caso, o Entrudo de Lazarim, que é uma das tradições mais singulares e genuínas do nosso concelho, e cuja fama corre o Mundo e do Mundo poderá vir a ser também seu património.

A carta que dirijo a V. Exa. não tem apenas os meus agradecimentos pessoais por todo o empenho que os Pais e Encarregados de Educação puseram na consecução desta atividade que foi muito mais que uma atividade escolar. Ela pretende, também, endereçar a todos os Pais e Encarregados de Educação as felicitações do Senhor Presidente da Câmara, Dr. Ângelo Moura, que pediu lhas fizesse chegar por seu intermédio.

O Executivo da Câmara Municipal, e em particular o Pelouro da Educação e da Cultura, pretende continuar este trabalho edificante em prol das nossas crianças e para isso considera como parceiro de excelência todos os Pais e Encarregados de Educação."

 

A Associação de Pais agradece todo o empenho e dedicação, de todos vós, na concretização desta atividade!

 
Hoje, dia 30 de janeiro de 2019, foi publicado o Despacho n.º 1072/2019, que altera o calendário de exames. O calendário abaixo apresentado já reflete as alterações, no que diz respeito aos exames do secundário.
 
No dia 19 de junho foi publicado em Diário da República o Despacho n.º 6020-A/2018, que aprova o calendário escolar e o calendário de provas e exames, para o ano letivo 2018/2019.
 
"O calendário de atividades educativas e escolares constitui um elemento indispensável à organização e planificação do ano escolar por cada unidade orgânica que integra o sistema educativo, de forma a possibilitar o desenvolvimento dos projetos educativos e a execução dos planos anuais de atividades, conciliando também o desenvolvimento do currículo com o interesse das crianças e dos alunos, bem como com a organização da sua vida familiar." in Despacho n.º 6020-A/2018, de 19 de junho.
 
Calendário das atividades educativas e letivas:
 
1º Período - Início entre 12 e 17 de setembro de 2018; Termo a 14 de dezembro de 2018
 
2º Período - Início a 3 de janeiro de 2019; Termo a 5 de abril de 2019
 
3º Período - Início a 23 de abril de 2019; Termo a 5 de junho de 2019 (9º, 11º e 12º), 14 de junho de 2019 para os 5º, 6º, 7º, 8º e 10º anos e 21 de junho de 2019 para o pré-escolar e 1º ciclo